Penhores

As ruas estão claras hoje. O sol fura meus olhos, uma gota de suor escorre pelo meu rosto, arde meu olho esquerdo e vai até o canto de meus lábios, onde se desfaz salgando meu paladar. Minha camisa úmida. Apesar da luz, do calor, da multidão, meu caminhar é solitário. De importante nele, apenas o cuidado com que seguro a pequena caixa de madeira sob meu braço esquerdo. Uma caixinha que já foi bonita um dia, sua madeira já foi clara, hoje é apenas uma caixa de madeira, pequena, encardida, mal cuidada. A fome dói um tanto, mas já não me preocupo mais com isso há tempos... E minha camisa úmida. Depois de uma caminhada chego ao meu objetivo: uma agência bancária. Vou ao segundo andar, o de penhores, o segurança me olha com desatenção, apesar da expressão que tenta ser intimidadora. Minha camisa úmida ainda. Puxo uma senha, me sento e aguardo. Olho para frente, nada vejo, nem quero ver. Continuo suando, apesar do ar-condicionado glaciamente desregulado. O número de minha senha aparece num luminoso vermelho, me dirijo ao caixa, que pergunta: "qual a jóia que quer penhorar?", estendo a caixa de madeira, que já foi bonita um dia, ele ajusta uma lunetinha nos olhos, abre a caixa e de repente levanta-se assustado, grita um palavrão, todos correm em minha direção, uma senhora vomita, um garoto grita: "caralho!", um segurança tenta pegar meu braço direito. Todos olham para a caixa tombada sobre o balcão, um filete de sangue escorre dela, olho para o caixa do banco que agora nota minha camisa úmida pelo meu sangue e digo, calmamente: "é meu coração, vale alguma coisa?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.