História de pescador

Naquelas terras, menos esquecidas do que sua gente, à beira do rio Arapiuns, miséria e beleza travam lutas de vida e morte.

Foi ali que ele, criado na ilusão do infinito das águas, se fez garoto à margem. Pés no chão e olhar atento ao longe. Pai e barco se misturam por necessidades diferentes.

Enquanto as redes penetram o imenso espelho líquido, mais um dia. Se tudo der certo, o governo, a imprensa, os ecologistas, a polícia e os juízes estarão dormindo ou chegarão atrasados ou, simplesmente, decidirão deixá-los viver.

Na noite anterior, toda a comunidade viu pela televisão a apreensão de um pequeno barco lotado de peixes. Nem a venda da embarcação seria suficiente para pagar a pesada multa e, assim, livrar o infrator da cadeia. Naquela região, todos os homens e mulheres sabem, muito antes do IBAMA, que na desova não se pesca. Mas sabem, também, melhor do que o IBGE, que fazem parte dos que quase nada possuem.

Ele, criado sem a ilusão de dias melhores, com o olhar atento à tela, teve pena do pescador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.