O Menino no Homem, o Homem no Menino

Quando percebi eu não tinha mais trejeitos de eu mesmo. Tinha era a feição de meu pai, que se repetia nos vincos da minha cara. Reconhecia um outro no jeito como via a vida toda fracassos, e no virar das mangas da camisa. Saltei para dentro dele foi sem intenção de ser outro. Ou foi ele quem saltou para dentro de mim sem perceber o que escolhia.

Agora o cabelo ia pelo vento sozinho ajeitando-se como o dele, e eu esmagando o sonho de meu filho como foi que um dia o pai fincou o pé no meu. Só um menino ele era, meu filho me olhando feito inseto, poderoso mas na desvantagem da sua pequenez. Minha voz como fio de navalha ia direto barítona diminuindo sua estatura. E eu lhe cuspindo pedras no rosto, palavras de pedra, consciente da injustiça e da potência dolorosa de cada uma. Depois de certo tempo eu mastigava as pedras antes de cuspir - elas me doíam na boca mas saíam afiadas riscando o ar até o menino meu filho.

Ele se defendia, rosto baixo, e ia catando as pedras como quem um dia pode precisar delas. Para não correr risco de depositar todas no seu peito até pesar demais no seu coração, até o coração ir parar no dedo do pé. Ele podia sair agora. Mas não. Permaneceu ali imóvel a contar as pedras. Nunca fosse malcriado e podia sair sempre. Mas ele não ouvia e era eu. Eu ali nele tão menino sob a sola de meu pé, e o pulso de meu pai se remexendo dentro de meus punhos fechados.

Por que não podia ser aquele menino o meu porvir - e não eu a sua foz?

2 comentários:

  1. Pedras

    Sendo um tipo de gente que se alimenta do que a vida oferece, ela engolia pedras. Desde sempre grandes pedras, desde menina pedras pequenas, uma por uma.
    Aos quinze não pode dançar valsa, aos vinte secou-lhe a saliva, aos trinta pariu dois tijolos, um macho e um fêmea e, como não choraram, os engoliu.
    Aos oitenta era puro peso. E foi num dia, ao arrastar-se lentamente, que pessoas com hálito de sopa e água de rosas lhe disseram contundentes: Você pesa para o mundo!
    Abriram-lhe a goela e lá meteram dedos e mãos. Foi preciso quinze minutos para o estômago revirar a dura matéria por anos inerte.
    Mas as pedras, por quantidade e dimensões, não passavam de volta e a velha só vomitou duas lágrimas, um choro de recém-nascido, uma oração inacabada, o sobrenome de seus avós e um assobio de pescador.
    Continuou pesando para o mundo e resolveram atirá-la ao mar. Afundando, delicada como bailarina-borboleta, sentiu-se flutuar. Desprezando o fôlego, sorriu para o colorido dos cardumes e para a beleza das anêmonas. Espantou-se, lá no fundo havia flores!
    - Devia ter nascido peixe – pensou...

    ResponderExcluir
  2. Sendo um tipo de gente que se alimenta do que a vida oferece, ela engolia gente.
    Desde sempre gente grande, desde menina gente pequena, uma por uma.
    Gente boa, gente ruim, gente alta e gente baixa. Mas seu tipo preferido de gente para comer, eram as que belamente escreviam.
    Aos quinze engoliu o primeiro amor que lhe escrevera uma carta, aos vinte a barriga a mandou comer o professor acadêmico, aos trinta pariu dois idosos poetas, um macho e um fêmea e, como não escreviam mais, os engoliu.
    Aos oitenta era puro coletivo criador dentro de si, uma grande favela que compartilhava os recursos escassos através de poesia. E foi num dia, ao querer reencontrar toda essa gente favelada, pessoas com hálito de sopa e não de gente lhe disseram contundentes: Você engoliu toda gente bonita do mundo!
    Abriram-lhe a goela e lá meteram dedos e mãos. Foi preciso alguns pares de anos para o estômago revirar aquilo que já tinha sido gente e por se pensarem de cera ficaram anos inerte, sem uma palavra compartilhar.
    Mas a gente, por arrogância e comodismo, não passavam de volta e a velha só vomitou dois estômagos, um coração que nunca tinha amado, um projeto de livro inacabado, e uma folha de diário escrito o nome das pessoas que tinha comido.
    Continuou engolindo as pessoas lindas que encontrava no mundo e por isso resolveram atirá-la da montanha. Voando, delicada como lagarta que virou borboleta, sentiu-se flutuar.
    Desprezando a gravidade, caiu para cima e sorriu para o colorido dos raios de sol e para a beleza das nuvens. Espantou-se, lá em cima também havia flores!
    - Devia ter nascido pra pássaro – pensou...

    ResponderExcluir

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.