Foi de tanto dançar

- Não se fazem mais sapatos leves como os de antigamente.

Era assim que o avô justificava sua crescente dificuldade em andar desde que perdera a conta dos tantos passos que dera.

- São coisas da idade, papai.

Olhou para a filha meneando a cabeça. Se havia algo que o aborrecia, profundamente, era ser chamado de velho.

- Velha é essa cadeira, essa mesa...
- Não comece, papai.

À mesa, tomando o café, o menino fingia desatenção. Fingia mal, porque o avô lhe interessava mais do que qualquer pessoa. Ele tinha o incrível poder de falar com as coisas.

- Essa noite o silêncio me visitou. Confidenciou o homem, olhando para a filha, com alguma intenção de provocar.

O menino arregalou os olhinhos e não conseguiu mais fingir desprezo pelo assunto:

- E o que ele disse?

A mãe, incomodada, lançou-lhe aquele olhar de mil palavras:

- São coisas da cabeça do seu avô.

Ela andava preocupada com os devaneios do pai. De uns tempos para cá, era cada vez mais comum encontrá-lo sentado na calçada, com o olhar distante, respondendo perguntas para o nada e gargalhando de piadas que só ele ouvia. Outro dia, declarou para uma velha laranjeira de galhos retorcidos, que ele mesmo plantara há muitos anos no quintal, que também a amava.

Chateado, o avô levantou-se resmungando alguma coisa sobre sapatos e foi fumar seu cigarro de palha à beira da calçada. Já adivinhava a chegada do neto porque era sempre assim pelas manhãs. Após a previsível discussão sobre sua sanidade mental, ele saía e o menino logo dava um jeito de fugir da vista da mãe para sentar-se ao seu lado e ouvir o que as coisas tinham a dizer.

- Sua mãe é uma boa moça, mas é muito incrédula – dizia, à meia boca, sorrindo e piscando discretamente para o neto. O menino não sabia o que significava incrédula, mas adorava aquela cumplicidade com o adulto mais vivido que conhecia.

O avô dizia que o sol nascia cantando e que sua voz era grave e majestosa como a de um rei. Contava que cada pássaro tinha uma história de amor, que as estrelas passavam as madrugadas fazendo fofoca sobre a vida alheia e que o vento tocava rabeca só para espantar a solidão do tempo.

Mas, de todas as vozes a do silêncio era a mais confusa porque ele tinha o dom de imitar a voz de todo mundo.

- Ontem à noite, no fundo dos meus ouvidos, eu ouvi a voz de sua avó. Mas eu sei que era o danado do silêncio.
- E o que foi que ele disse?
- Venho te buscar numa tarde laranja. E dizendo isso, o avô pareceu distanciar-se no tempo.

O horizonte ainda é uma realidade num lugarejo sem muros, nem prédios e era para lá que ele olhava. Naquela tarde, enquanto o sol, cansado de cantar, ocupava-se em colorir o céu, ele esperava.

Então a enxergou. Estava linda como da primeira vez em que a viu dançando nos festejos de São João. Vestia uma saia longa e trazia os cabelos castanhos escuros trançados de lado. Tinha cara de índia e bochechas rosadas. Era toda árvore, mas tinha nome de flor.

- Rosa!

E ela sorriu estendendo-lhe a mão: - Quero dançar! - disse o silêncio imitando a voz da mulher. - Mas, tire os sapatos. São muito pesados.

E foi descalço, sorrindo e de olhos abertos para o horizonte que o encontraram sem respiração naquela tarde alaranjada. Parecia feliz.

O menino, embora não ouvisse, teve a certeza de que o vento tocava sua rabeca enquanto uma borboleta amarela, que insistia em ficar por perto, segredava a todos num levíssimo sussurro: - Foi de tanto dançar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.