Estranho - é o que se diz do silêncio

Havia algo em seus olhos. Não era exatamente dentro deles, mas na região esclerótica que os envolvia. No entorno das coisas não vistas, a bem da verdade. Ela olhava para mim negando-me o olhar. Eu, que supunha conhecê-la por tê-la visto coincidir com gestos e jeitos que antes já houvera visto, estava, no entanto, absurdamente enganado. Os seus gestos e jeitos eram distintos de qualquer outra coisa que minha memória pudesse alcançar. Eu, na verdade, a conhecia porque fazia dela a imagem do desconhecido. Mais do que qualquer outra coisa, eu conhecia o meu desconhecimento sobre ela. Julgava-a o estranho, não por estranhá-la à medida da dessemelhança contra todo o senso de uma familiaridade implícita, mas porque concebia com ela um estranho presente e absoluto - estranho apenas e, por isso, inconfundivelmente vulgar. Se ela me retribuía o julgamento? Ora, como qualquer estranho ela se limitava a dar-me respostas dúbias, ou vagas e múltiplas - o caso é que ela pouco falava ou quase nunca.

Mas entre o laconismo silencioso de suas poucas palavras, ela se libertava num esforço enorme para comunicar. Comunicava, não porque tivesse palavras para tanto, mas porque o seu silêncio era repleto de significado. De uma semântica tão natural que faria Dostoievisk sentir-se impróprio, um falastrão desmedido. Culpa também da história e do curso das coisas, que fez da língua russa essa tão áspera superfície que nos dá a impressão de estarem cuspindo e mastigando quando na verdade nos cantam ou tentam dizer-nos "te amo". O fato é que ela calava, apenas calava. Em fonemas absolutamente poéticos - eu ponderaria se não soubesse, como soube depois, que toda poesia que o silêncio contém é fruto de ternos e encantados ouvidos e não o bruto pesar de uma muda consciência.

Certa vez, ela pronunciou o meu nome. Calei-me frente àquela imagem sonora que delicadamente assumia proporções de colosso. Em seguida me disse: "Estou te escrevendo uma história". Pensei tratar-se do acaso de uma sentença irônica ou sarcástica qualquer. Mas não poderia ser, pois quase pude ver as palavras transbordando-lhe por entre os lábios, enquanto os olhos apontavam-me a direção dos ouvidos. E disse-lhe, então, que esperaria, ansioso, como o século XIX esperou Tolstoi por escrever as mais de 1000 páginas de "Guerra e paz". E ela, com o mesmo silencioso tratamento que antes me dera, de uma literatura sem prosa, fez-me esperar.

E nunca mais se ouviu uma palavra sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.