Nosso Amor

Acordaram juntos naquela manhã. Um, caracol e segredo do outro. Braços e pernas enrolados em sustos e sonhos incompletos.

A mulher, tranquila pediu, então, ao amado que lhe desse um filho em matéria bruta para que ela pudesse ser escultora e, assim, ele o fez. Depois, chamaram o ser amorfo de Nosso Amor.

A criatura foi moldada como uma brincadeira. Tinha um pé menor que o outro e dentes desproporcionais feitos de uma fileira de madrepérolas incrustadas no céu da boca.

Pensaram em dar-lhe asas, mas tiveram medo que os vizinhos dissessem que era adotado. Também temiam que o ser amado caísse por terra e os culpasse por não saberem voar.

Nosso Amor nasceu com gigantescos olhos de fome e mãos que tudo apontavam querendo sempre e mais.

De pequeno, disparava um som estridente igual a sirene de fábrica e sacudia os sinos que lhe adornavam as orelhas. Dessa forma, percebia que não estava só.

À noite, enquanto o menino dormia, os pais o miravam de longe sem querer adivinhar que Nosso Amor poderia crescer e desejar sozinho.

Cresceu tanto que, ao dar os primeiros passos, arrebentou a janela da casa e todos os móveis tiveram que ser postos para fora.

Dezenas de reparos e muitas horas de cansaço deram logo ao casal o mesmo aspecto desbotado da parede da sala.

Com os pais-poeira, aprendeu letras e números e algumas histórias de pura invenção. Descobriu, também, como amarrar o cadarço e onde ficava o cruzeiro do sul.

Só que nada disso lhe bastou. Nosso Amor crescia e exigia explicações que não tinham começo nem fim.

A mãe se lembrou de que foi ela que um dia tanto o quis, mas já não lembrava o porque.

O pai pensou que talvez fosse melhor tê-lo posto à venda enquanto era mínimo e engraçadinho.

Cansados, decidiram abrir a porta da casa para que Nosso Amor saísse, mas deixaram-na aberta na esperança de que um dia voltasse.

Livre, a criatura fez amigos na rua, na escola, no bar e nos prostíbulos. Foi artista de circo e matéria de jornal. Morou no hospício, no albergue e na estrebaria e se emocionava com a sirene da antiga fábrica de tecidos.

Pouco tempo depois, criou pêlos por todo o corpo passando a visitar constantemente o barbeiro. Até que um dia, a caminho da barbearia, Nosso Amor tropeçou quebrando o braço e perdendo uma das mãos.

O barbeiro, que não lhe cortava os cabelos, mas, lhe contava casos de amor e morte, amarrou-lhe no braço esquerdo uma navalha cortante como ferramenta substituta. Nosso Amor gostou tanto e sentiu-se poderoso  imaginando tantas novas possibilidades de afeto.

Voltou feliz, retalhando o que via pela frente, até chegar à velha porta que estava sempre aberta.

Olhou com olhos de fome e não viu ninguém. Disparou a sirene estridente e, depois, calou.

No antigo lar, vazio, só encontrou duas cadeiras e, sobre elas, um monte de barro ressecado.

O cheiro da terra lhe lembrou algo indefinível e fez com que ele desejasse, naquele instante, tornar-se escultor.

Sentou-se em frente às cadeiras, umedeceu delicadamente a matéria bruta e esculpiu, sozinho, com sua nova mão de navalha, um jovem casal de amantes dando-lhes, por fim, um deslumbrante par de asas.

4 comentários:

  1. O palíndromo do Nosso Amor

    ANIMAL-LÂMINA

    ResponderExcluir
  2. É nosso amor romã-osso, né?

    Lâmina ama
    ama animal

    Ama animal! Ama!
    Ama animal-lâmina, ama!

    É nosso amor
    romã-osso, né?

    ResponderExcluir
  3. Sonhos

    Os corpos, abraçados, vão mudando de posição enquanto dormimos, virando para cá, para lá, sua cabeça em meu peito, minha perna sobre seu ventre, e ao girarem os corpos vai girando a cama e giram o quarto e o mundo. "Não, não", você me explica, achando que está acordada: "Não estamos mais aí. Mudamos para outro país enquanto dormíamos".

    (Eduardo Galeano, "Dias e noites de amor e de guerra")

    ResponderExcluir
  4. Essa ilusão de que só por criar algo
    O produto pertence a gente
    Dói só de pensar.
    Ah, amor, por favor
    só não vá sem nos avisar.

    ResponderExcluir

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.