Da viril vaidade do homem que escreve ou fálico é o falante

Éramos praticantes das mesmas simbologias, embora tomássemos parte nessa mecânica como partes distintas e destacadas. Enquanto eu marcava a ferro as datas das minhas mais cabais frustrações, ele empunhava o ferro e dava o contorno tipografado dos números de dias e anos que em minha pele devia servir de brasão.

Andávamos juntos ao rigor da sincronia das marchas. Eu era sempre o pé que apoiava, que suportava todo o peso nas juntas comprimidas querendo partir-se. Mas era ele quem conduzia, quem revelava o caminho e estava sempre no ar. O pé que impulsionava era leve como a fumaça, mas combustível como o âmbar.

Chorávamos cada um em seu canto. E isso, não poderíamos jamais fazer juntos. Pois a tristeza de um era sempre a graça que outro deliciava. Porque o poeta que escreve a partida da amada sente o prazer dessa arte na pele de suas palavras e não a dor da partida como sente o abandonado. Mas quando este relê seu antagonista e vê refeita sua tragédia resta otimista pelo dispor que a arte lhe presta. E, então, o poeta é quem sofre, pois lhe falta a matéria para um novo poema.

Mas quando amávamos, éramos um e o mesmo indivíduo. Completos. Dois braços que abraçam como requer a postura do corpo. E a mão que escrevia algaravias, fazia apenas a medida do esforço sobre a poética de uma mera motora - a coordenada. Pois sem a angústia da alma cortada eu sou só este. Sozinho. Que fala, e fala, e fala. Mas já não diz nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.