Angústia

Comprou cigarros. De início iria fumar só um (talvez outro) depois do trabalho e jogaria fora o maço ainda cheio, como fizera tantas vezes. Mas desta vez fumou vários, um a um, dia após dia, na interminável promessa de parar na manhã seguinte. Que não chegou. E ao redor da fumaça fedorenta flutuavam nebulosos pensamentos sobre a vida e uma certa nostalgia. E um buraco no estômago... humores? Blá-blé-bli-bló-blu, diria um poeta apaixonado. Não podia crer em poesia; não neste momento. Caminhava errado, porém qual o atalho correto. Angústia crescente nas lombadas. A cada cigarro aceso percebia que o buraco não era vazio, estava repleto de uma massa aterradora, absurda. Sufocante. Sentia falta, mas de quê. Uominis-humbre-falus-pensantis-amenos, blasfemara o filósofo. Não entendia nada de filosofia, psicologia ou meteorologia. E os raios esbravejando no seu cérebro vertiginoso. Não é estômago, é coração, percebeu. Aí era tarde demais e os cigarros já tinham acabado: voltara a fumar.

Um comentário:

  1. Ontem comprei cigarros. Desses cheios de coisinhas, ou, como diz uma amiga, cigarro de menininha. Eles são pretos e têm gosto de chiclete de menta.
    Só me incomoda, porém, o gosto de tabaco que fica na boca, no segundo plano, e o cheiro. Queria cigarros que não tivessem gosto de cigarros ou, não cheirassem como cigarros. Fossem menta e só. Menta em palito que vira fumaça.
    Sou uma não-fumante nata. E uma fumante por estética, para combinar com a minha pasta de plástico, meu All-Star sujo, meu guarda-chuva xadrez e a minha vontade de ser blazê.
    Ou por burrice mesmo.


    LAURA SALERNO

    ResponderExcluir

Neste jogo autoral não são permitidos comentários aos textos. Este formulário de comentários deve ser utilizado exclusivamente para postar textos autorais ou de autoria de terceiros, inspirados diretamente na (ou lembrados a partir da) postagem a ser comentada. E mesmo os que não estejam cadastrados como jogadores-autores podem postar textos nos comentários. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do jogo.